quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A PEDIDOS

bom antes de eu postar o filminho que lhe disse que faria vou lhe passar isto:
É também importante saber que teremos 3 passos importantes: o grão cru, a base, e o sabor.
 o arbório é o grão cru,
 a base  é o grão pré cozido resfriado, pode colocar na geladeira;
 e o sabor que é aquele que você prefere no seu risoto:  calabreza, morango e camarão, osso buco , frutos do mar, açafrão, etc.

Ingredientes:
1kg de arroz arbório
3 colheres de sopa de cebola picada
1colher de sopa de alho picado (coisa de mineiro é opcional)
1 xícara de azeite
2 xícaras de café de vinho branco (um baratinho bem perfumado, ou substitua por uma só xícara de café de vinagre de maçã)
1e1/2 litro de caldo de legumes ou frango (se você colocar uma água para ferver antes de começar trabalhar no arbório, você pode fazer o seguinte: lave bem a cebola e alho com casca e descasque-os; e as cascas coloque na  água aquelas partes groseiras que normalmente vão para o lixo também, o resto do alho. Incremente com  legume de sua preferência, e que não mude a cor do caldo bruscamente para ter uma base de arbório clarinha, só mude à seu gosto)


Modo de Preparo:Siga no passo à passo e surpreenda-se!!! use o seu melhor fogo e a panela mais grossa ( sugiro uma panela de no minimo 30 cm de diâmetro)
Certifique se que o seu caldinho já está bem saboroso ,gostinho de sopinha da mamãe),
pique a cebola e o alho, agora coloque a panela para aquecer sem nada dentro, aproxime as costas da mão há dez centímetros desta panela, você terá que sentir um calor intenso porém suportável, então coloque o azeite, imediatamente coloque a cebola e mexa quando esta corar, coloque o alho, quando este corar coloque o arbório mexa de baixo para cima, uma parte de cada vez, como se você tivesse dividido o conteúdo em oito partes, novamente coloque as costas da mão no arbório, cuidado!!! deve estar quente ( é um incomodo de ao menos 2 segundos), ótimo cubra a mistura com o caldo. Importante: sinta a densidade do caldo, o gosto e o cheiro, memorize. Não tampe a panela, mexa de baixo para cima a cada 3 minutos, feito isto, repita três vezes, provavelmente  sentira um cheiro muito bom , como se já estivesse pronto para comer, é resultado da mistura, fusão dos ingredientes: cebola,alho, azeite e amido. Seu arroz está no ponto, tire a dúvida, pegue um grão coloque-o na boca a intensão é conduzi-lo aos últimos dentes, morda-o e sinta se está um tanto arenoso, _Positivo?, Seu arroz está pronto. Disponha-o numa forma de 35 cm por 20 cm, pode ser maior, deixe esfriar embale em porçõezinhas de 1 xícara de chá coloque em embalagem de 1kg e espalhe-o até ficar com um tamanho de um "iphone", guarde por até cinco dias. 

Terminando o Seu Risoto
 Escolha o seu sabor, Atenção!!! se o risoto for acompanhamento, o sabor que você escolher deve ser 1/3 do total de base (a medida que você selecionou), se for prato, provavelmente serão 2 porções. Teste-se.
1/4 da embalagem de 200 gr de manteiga e   uma mão cheia de queijo ralado seria  padrão de cremosidade e liga sugeridas.
Coloque uma xícara de chá de caldo numa panela pequena e uma porção de arbório e deixe ferver em bogo baixo abafado, quando sentir um cheiro e gosto de amido semelhante ao do primeiro passo da cocção,( quando nós pensamos que já estava pronto) será a hora de colocar o sabor do seu risoto, só coloque a manteiga quando você perceber que a sua cocção tem bastante amido (é aquela aguinha cremosa que se forma em cima de qualquer arroz quando está secando) Coloque o queijo derreta-o e acrescente a manteiga  mexendo vigorosamente ,dependendo do sabor, isto será errado por exemplo: frutos do mar deverão ser colocados no final fora do fogo.


Agradecimentos: Tais Calil (foto “quartas culinárias") http://quartasculinarias.blogspot.com
Edição de texo   : “Professora Mônica de Albuquerque” 

Um comentário:

  1. Chef valeu! Vou seguir a risca a sua receita e suas dicas, vamos ver se um dia consigo chegar "perto" do seu risotto. Bjs. Fê

    ResponderExcluir